quinta-feira, 16 de abril de 2015

MÉTRICA PARA LETRAS DE MÚSICA: PRIMEIROS PASSOS



Nesse blog publicarei cada novo conhecimento que eu adquirir. Não fará o perfil guru ou orientador. Ao contrário. Por isso, vamos falar hoje sobre métrica em letras de música. A muito tempo procuro aprender a usar e errei (erro) muito. Finalmente (!) desenvolvi um conhecimento seguro sobre.

Vamos começar pela coisa e depois explico a coisa.

Antes, um breve resumo sobre como ler as sílabas poéticas:

1) Não se contam as sílabas poéticas que estejam após a última sílaba tônica do verso.

2) Ditongos têm valor de uma só sílaba poética.

3) Duas ou mais vogais, átonas ou até mesmo tônicas, podem fundir-se entre uma palavra e outra, formando uma só sílaba poética.

[wikipedia]

Confuso? Se não entendeu sobre isso ainda: calma. Temos tempo.

Dica: a poesia e as poesias enquanto letra de música são organizadas focando a palavra falada, não a escrita. 

Exemplo: Minha alma. Quando vamos falar ou ler, a realidade nos faz dizer desta forma aqui: Minh'alma ou minhalma. Há uma fusão, uma crase. 


Fiz a "escanção" da linda música La Belle de Jour, de Alceu Valença.

Por que ela é tão bela e fluida? Uma das respostas a seguir, a primeira estrofe:




"Eu lembro da moça bonita
Da praia de Boa Viagem
E a moça no meio da tarde
De um domingo azul"

Leia sem cantá-la. Da escanção descobrimos a métrica e o ritmo da letra:


Eu | LEMbro | da | MOça | bo | NI ta | da | PRAia | de |  BOa | Vi | Agem


Vejamos a relação entre os sons fortes (TUM) e sons fracos (tim).

tim TUM tim tim TUM tim tim TUM tim tim TUM tim tim TUM tim TUM

_
Continuando:


E a | MO | ça | no | ME | io | da | TAR | de de um | do | MIN | go a | ZUL


Igual:

tim TUM tim tim TUM tim tim TUM tim tim TUM tim tim TUM Tim TUM

Detalhe: nesse caso o de-de, pela relação sonora e a rapidez, é considerado uma fusão. São versos diferentes cantados na mesma carreira pelo cantor.

A composição toda manipula as sílabas poética átonas e tônicas:

fraco  FORTE  fraco  fraco  FORTE  fraco  fraco  FORTE  fraco  FORTE

E segue sempre mais ou menos nesse formato.

O que para um ouvinte é talento, para o letrista e poeta é talento e técnica.

A musicalização da letra aproveita isso e permite harmonização e efeito.

A poesia e as letras de música usam esta técnica basicamente no mesmíssimo formato. Assim a relação sílabas fortes e fracas geram diferentes ritmos, efeitos e sensações.   

Os versos da música começam com uma sílaba átona e uma tônica - jambo ou: fraco FORTE. Continuam com uns Anapestos - duas sílabas átonas e uma tônica ou: fraco fraco FORTE.  E terminam com outro jambofraco FORTE.

O nome original é "pés", pois os poetas guiavam as palavras com a batida dos pés enquanto tocavam suas violas medievais.

Vamos ver um ótimo caso de anapesto.

A música Geleia Geral, do tropicalista e poeta marginal Torquato Neto.



"Um poeta desfolha a bandeira
E a manhã tropical se inicia
Resplendente, cadente, fagueira
Num calor girassol com alegria
Na geleia geral brasileira
Que o jornal do Brasil anuncia"

 1      2    3    4    5       6       7        8       9    
Um |po | E | ta | des | FO | lha a | ban | DEI | ra

E a | ma| NHÃ |tro | pi | CAL | se i | ni | CIA

Res | plen | DEN | te, | ca | DEN | te, | fa | GUEI | ra

Num | ca | LOR | gi | ra | SSOL | com a | le| GRIA

Na | ge| | ia | ge | RAL | bra | si | LEI | ra

Que o | jor | NAL | do | Bra | SIL | a | nun | CIA

Três unidades: fraco, fraco, FORTE. Do começo ao fim.

Contando até a última sílaba tônica, estamos diante de versos eneassílabos, nove sílabas poéticas. Como trabalhar os tipos de versos, quem sabe, será tema de outro post. 

Para encerrar, dois exemplos de ritmo belos. Um troquel ou: FORTE fraco. E outro com jambo: fraco FORTE. Os dois casos procuram estimular a subjetividade ao simular a sonoridade de um trem:

"Muita força Pouca Terra
Muita Força Pouca Terra"
- Poeta Da Costa e Silva

"Ca com Pão
Ca com Pão"
- Poeta Manuel bandeira

Qualquer coisa, fica a vontade para comentar. Que tal tentar compor usando a proposta da técnica?
_
João Paulo da Síria

4 comentários:

  1. OI E AI QUANDO VAMOS FALAR MAIS SOBRE A METRICA DA MUSICA, DAR CONTINUIDADE A ESTE ASSUNTO
    VC PODE ME INDICAR ALGUM LIVRO QUE ESTUDE ESTE ASSUNTO

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  2. Muito esclarecedor, para alguém sem noções de técnica como eu! Muito bom!

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  3. Legal gostei muito da explicação.Foi muito útil para se entender a harmonização.Valeu Fera.Abraços.

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  4. Muito bom. Parabéns. Estou compondo sem dar muita atenção à métrica, mas sei que são importantes. O resultado final das minhas composições tem sido elogiado, mas fico meio desconfiado. Obrigado pelas informações.

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