segunda-feira, 6 de julho de 2020

Uma lei do microclima de Teresina


UMA LEI DO MICROCLIMA DE TERESINA

Em 2017, último ano do ciclo de seca do nordeste, pude perceber que em Teresina os dias normais do chamado B-R-O-Bró, de agosto e setembro até dezembro, não chovia, como esperado no verão nordestino. Mas aos domingos acontecia sempre de chover ou o céu ficar nublado… Até 2020, continuei percebendo esta regularidade tendencial: mais ou menos no domingo, como sábado à noite ou segunda de madrugada, ou chuva ou nuvens carregadas. Então passei a considerar uma lei do microclima teresinense que esta regularidade ocorra.

Mas uma pergunta permanece: qual a explicação da lei, do fenomenal? Chagamos à seguinte hipótese: durante o meio da semana, há emissão enorme de poluentes e há também grande fluxo de pessoas, logo a pressão do ar aqui aumenta, servindo de barreira à entrada de ares e como se transbordasse o ar da cidade para seus arredores; já no final de semana, o fluxo de automóveis cai abruptamente e ao mesmo tempo há lavagem de carros, casas e roupas que tende a evaporar água e acrescer a umidade – a pressão do ar cai em relação ao do meio da semana, então ocorre algo semelhante a um funil ao atrair ar da mata circulante à cidade.

Por meteorologia, é possível avaliar se a hipótese é correta.  Pode ser que a pressão do ar não seja alterada ao ponto de ser menor que ao redor da cidade, sendo o bastante para manter a umidade produzida dentro do espaço urbano. Fica a proposta de pesquisa ao leitor interessado.

Destacamos que um feriado no dia de sexta-feira tende a antecipar o céu nublado ou a chuva para sábado, principalmente durante a noite, ou domingo mais cedo. Outro aspecto é que também no inverno mais ou menos no domingo, como probabilidade alta, é o dia em que certamente choverá. Esses elementos também foram verificados pela minha observação, o que reforça o efeito dos ritmos da cidade nesta lei.

Como em todo sistema complexo dinâmico, a lei se revela como tendência e por aproximação probabilística. A regularidade é observada dentro de uma margem temporal de acontecimento.



Fonte: https://www12.senado.leg.br/radio/1/conexao-senado/dedo-de-prosa-aniversario-de-167-anos-de-teresina